O mercado farmacêutico é um dos mais competitivos, complexos, rentáveis e inovadores da atualidade. Nele atuam grandes corporações mundiais, que investem bilhões de dólares no desenvolvimento e comercialização de seus produtos. Começamos 2020 com total expectativa de crescimento para o setor industrial farmacêutico. Mas, logo no começo do ano, uma reviravolta assolou a economia…e tudo mudou.
Os negócios seriam alavancados e surfariam nos excelentes números do ano anterior, quando as vendas somaram, aproximadamente, R$ 68 bilhões, como apontou o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma).
O que não esperávamos é que essa ‘profecia’ de crescimento se cumpriria (e seria alavancada) em meio a uma pandemia que começou no final de 2019, na China, e em pouquíssimo tempo chegou a todos os continentes, causando mortes, espalhando medo e deixando toda a população global em alerta.
Quase nenhum setor econômico tem passado ileso por esse episódio triste e ameaçador da história, causado pelo novo coronavírus (Covid-19), no entanto, a indústria farmacêutica tem estado imponente, sobrevivendo e, mais que isso, sendo apoio fundamental na batalha contra o inimigo invisível e, de quebra, enchendo os cofres com alta rentabilidade.
A indústria farmacêutica tende a ser menos suscetível às oscilações da economia, por conta da necessidade do produto farmacêutico, o que ocorre em poucos setores. Essa é uma característica mundial, que se reflete também no Brasil. Nos próximos quatro anos a tendência é que o País assuma a quinta posição do ranking mundial da indústria farmacêutica, liderado hoje pelos Estados Unidos.
Quando, ao final do último ano, o presidente do Sindusfarma e membro do Conselho Nacional de Saúde, Nelson Mussolini, disse acreditar que a indústria nacional estava muito otimista por “haver uma predisposição a investimentos, especialmente nos segmentos de medicamentos inovadores”, certamente ele não projetava que essa inovação seria amplamente ansiada por todos, não só das indústrias nacionais, como das farmacêuticas do mundo todo.