Veja como vencer o desafio do tamanho da loja para alocar esses produtos
O setor de cuidado infantil – na qual a categoria de fraldas está inclusa – é o terceiro maior em vendas, atrás apenas de medicamentos prescritos e Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), portanto, errar no mix de produtos pode impactar nas vendas da farmácia.
As fraldas descartáveis são produtos de uso contínuo, ou seja, que acompanham o crescimento da criança pelos três primeiros anos de vida.
Portanto, é uma boa oportunidade para alavancar as vendas do segmento baby care, ressalta a sócia-diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima.
“A venda de fraldas no canal farma costuma melhorar a rentabilidade e a variedade de outros produtos infantis, aumentando o tíquete médio do shopper”.
Como escolher o mix de fraldas ideal na farmácia?
Entretanto, um dos maiores desafios do segmento é lidar com a limitação de espaço físico, especialmente dentro das farmácias independentes.
Para driblar o problema, o primeiro passo é definir um portfólio assertivo e condizente com o perfil do consumidor, orienta Alessandra.
“O tamanho da fralda é essencial, já que o shopper não irá mudar de tamanho em função de promoção ou diferença de preço. Se o consumidor chega à loja em busca de uma apresentação e não a encontra, a experiência torna-se ruim”.
Sendo assim, o lojista pode manter um sortimento variado para trazer novidades da categoria, oferecendo uma marca do segmento médio ou premium e menos opções de fraldas de menor valor agregado, sugere a VP de Marketing de Pampers, Laura Vicentini.
“Vale a pena também buscar marcas consolidadas no mercado e que tragam inovação, pois os pais não medem esforços e sempre querem o melhor para seus filhos”.
A sócia-diretora da Mind Shopper concorda e acrescenta que a marca da fralda é um indicador de performance.
Além disso, ela ressalta que oferecer a solução completa para cada etapa da rotina, como hora do banho, troca de fraldas e itens de puericultura, é fundamental para potencializar as vendas da categoria e fidelizar o cliente.
Fonte: Guia da Farmácia