Em artigo exclusivo para o portal Guia da Farmácia, o CEO da Desenvolva Consultoria, Marcelo Cristian, mostra as alternativas
A fila da farmácia pode ser impactada por diversos fatores como: troco, equipe mal treinada, ausência de terminais sobressalentes, sistema ruim com erros e travamentos, líderes não atentos ao caixa e a fila, bem como erros no processo entre o balcão e o caixa, tendo que fazer processos no caixa que são no balcão.
Porém é possível resolver. As filas da sua farmácia estarão menores, com mais agilidade no atendimento, se a empresa agir em dois P’s: pessoas e processos.
As pessoas devem ser treinadas, com perfil correto para o caixa, antenados com as necessidades do cliente e atendendo seu papel nos processos e na medida que estes impactam a celeridade da loja.
Confira 11 estratégias para diminuir a fila da sua farmácia:
- Cheque sempre o troco existente nos terminais.
- No caso de pagamento em dinheiro, sempre questione se o cliente tem trocados.
- Garanta que a farmácia tenha um caixa central, para gerenciar os trocos.
- Tenha um gerente atento que possa agir quando a fila estiver muito grande.
- Proporcione terminais sobressalentes para que o gerente possa servir diminuindo as filas.
- Garanta o aumento da percepção de que todos possuem o interesse em diminuir as filas.
- Deixe sempre o operador de caixa informado, para que caso o sistema trave, ou algo inesperado aconteça, ele saiba o que fazer.
- Implemente filas inteligentes, com uma jornada de produtos durante a fila, para que o cliente se distraia.
- Possua uma TV indoor, transmitindo mensagens, frases e dicas para amenizar a espera do cliente.
- Treine sua equipe em atendimentos humanizados, com inteligência emocional, para que todos saibam lidar com possíveis situações de estresse no atendimento.
- Implemente filas preferenciais.
Fonte: Guia da Farmácia
https://guiadafarmacia.com.br/confira-11-dicas-para-reduzir-a-fila-na-farmacia-e-melhorar-a-experiencia/