Ao organizar corretamente os itens de baby care no ponto de venda, os pais poderão encontrar mais facilmente os produtos, aumentando o tíquete médio da sua farmácia
Ter um ponto de venda (PDV) bem-organizado é um dos passos mais importantes para ajudar o shopper e aumentar as vendas de itens de baby care. Afinal, nenhuma mãe ou pai quer se sentir perdido na loja, sem encontrar os produtos necessários para o cuidado de seu bebê.
Para isso, diz a diretora vogal IBEVAR e professora da pós-graduação FIA Labfin-Provar, Profa. Tânia Miné, o ideal é fazer um estudo de sortimento por cluster e loja, analisando o comportamento do shopper, a relevância e o crescimento das categorias e a performance do giro dos produtos. Nesse contexto, o trabalho de gerenciamento por categorias pode trazer bons resultados para as farmácias.
De acordo com a Mind Shopper, além de garantir a variedade de modelos e, principalmente, tamanho das fraldas, é importante que o varejista leve em consideração a exposição por tamanho.
Como é um item de grande volume físico e os espaços nas gôndolas são limitados, é muito importante ser assertivo nas marcas que serão comercializadas, visto que um sortimento assertivo é o que vai garantir o sucesso da categoria.
Para os lenços umedecidos, devido a não limitação de formato, investir em cross-merchandising, executando em pontos estratégicos da loja, como o checkout, por exemplo, é uma boa oportunidade
Itens de puericultura são divididos entre leves e pesados. Os artigos de puericultura pesada são expostos, geralmente, em lojas de artigos infantis (baby shops) ou de brinquedos, pois são os carrinhos, cadeirinhas, banheiras, etc.
Já os itens de puericultura leve, como chupetas, mamadeiras, copos, etc., podem e devem ser expostos na seção de artigos infantis, que costumam ficar próximos à higiene bucal, por exemplo.
Por fazerem parte de uma rotina de uso/aplicação, os itens de banho e pós-banho seguem uma certa ordem. Por isso, a orientação é para que sejam expostos juntos, e de uma forma que fiquem claras a ordem de uso e as especificidades de cada item dessa categoria, comenta a Mind Shopper.
Nesta categoria, é bem importante a sinalização com Materiais de Ponto de Venda (MPDs) para garantir que o shopper navegue e entenda o fluxo. Os itens de banho devem abrir e/ou apresentar a seção, mostrando aos shoppers que são itens prioritários de banho, como xampus e sabonetes, seguidos por itens, como hidratantes e/ ou cremes de assadura.
Veja também: Exclusivo: Como valorizar os dermocosméticos na farmácia
Fonte: Guia da Farmácia