Os produtos lights são aqueles com teor reduzido de sódio, açúcares, gorduras ou colesterol. Já os diets têm na composição a ausência total de algum ingrediente em particular, como açúcar, gordura ou sal
As farmácias possuem uma grande variedade de produtos diets e lights. Muitos consumidores têm a impressão de uma promoção milagrosa de emagrecimento, mas é crucial que os atendentes saibam esclarecer ao shopper as principais vantagens e indicações desses itens. Os produtos lights são aqueles com teor reduzido de sódio, açúcares, gorduras ou colesterol. Já os diets têm na composição a ausência total de algum ingrediente em particular, como açúcar, gordura ou sal. O produto é usado, por exemplo, por diabéticos, já que não contém açúcar. No entanto, quando há redução ou ausência de algum ingrediente, outros são utilizados para reposição.
Para aumentar as vendas desses produtos na farmácia, o primeiro passo é entender as demandas. A farmácia precisa considerar o perfil, o comportamento e a atitude do shopper para avaliar se vale a pena criar ou não uma área ou solução “saudável”. Em seguida, identifique o perfil de consumo.
Há vários perfis de consumidor nesse perfil – dos entrantes na categoria aos heavy users. Dependendo do perfil, da estratégia e da proposta de valor, a recomendação também muda, podendo estar dentro das categorias regulares ou não. Tenha um sortimento estratégico: de acordo com estudos da Connect Shopper, 60% dos resultados de um varejista estão diretamente correlacionados ao mix ideal. Além disso, conforme inúmeras estatísticas de mercado, em média, 50% dos clientes quando não encontram um produto/marca, mudam de loja.
Fonte: Guia da Farmácia
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