N A Z A R I A
Grandes redes crescem rapidamente, investindo em serviços e digitalização. Mas como as farmácias independentes podem obter bons resultados?

Dica: capriche no mix certo, segundo Renato Diniz, diretor da Único Contato, e Olegário Araújo, cofundador da Inteligência360 e pesquisador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP.

  • Pesquisas: com ações e ferramentas simples, analise o Perfil de Cliente Ideal (PCI) da sua região. Levantamentos com consumidores e ferramentas de geolocalização ajudam a identificar sexo, idade e renda dos clientes, fatores que influenciam a escolha do mix.
  • Conheça o shopper: o mix deve atender 100% às necessidades do shopper, gerando mais vendas e rentabilidade. Consultores experientes são importantes para farmácias independentes. Redes de licenciamento, associativismo ou franquia também oferecem auxílio.
  • Avalie a realidade da região: auditorias no varejo farmacêutico revelam quais itens são vendidos na região.
  • Entenda as categorias: posicione corretamente o sortimento em três macrocenários: medicamentos, Higiene, Perfumaria e Cosméticos (HPC) e varejo. Medicamentos devem ocupar o menor espaço, ficando estrategicamente ao fundo da farmácia. HPC deve ter mais espaço, atendendo necessidades diárias e de conveniência. Próximo ao checkout, aproveite o alto potencial de rentabilidade.
  • Adote um autosserviço inteligente: não utilize espaços de estoque para medicamentos e salão de vendas. Organize a exposição de produtos correlacionados de acordo com a frequência de venda.
  • Ofereça diferentes faixas de preço: garanta um mix com variedade de preços. Vários produtos da mesma categoria, com soluções similares e preços semelhantes, não são interessantes para o shopper.

Com informações do Guia da Farmácia

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