As vendas no setor de beleza registraram alta de 24% no primeiro trimestre de 2023, de acordo com levantamento realizado pela empresa líder global em tecnologia de dados para análise do comportamento do consumidor, a Circana.
No Brasil, o mercado de beleza faturou US$ 203 milhões nesse período, com destaque para o crescimento de 15% no mercado de massa e de 24,2% na indústria de prestígio. Nos Estados Unidos, as vendas do setor de beleza de prestígio atingiram US$ 6,6 bilhões, um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior. A maquiagem foi a categoria que mais cresceu, tanto no mercado de prestígio quanto no de massa.
No mercado norte-americano, a maquiagem foi o principal driver de crescimento, com produtos para os lábios apresentando um aumento de 43%. Já no Brasil, a maquiagem também impulsionou a indústria de prestígio, com um crescimento de 47% em relação ao primeiro trimestre de 2022. Outros produtos de destaque foram batons, glosses, delineadores de lábios e blushes. No segmento de skincare, houve um crescimento de 19%, impulsionado por marcas estreantes na categoria, e algumas marcas de maquiagem lançaram suas linhas de skincare, contribuindo para o crescimento da categoria.
Os produtos de cuidados com os cabelos registraram o maior aumento de preço médio no mercado de beleza de prestígio nos EUA, impulsionado pelo aumento nas vendas de produtos com preços acima de US$ 30. No Brasil, as marcas nacionais tiveram um desempenho acima da média da categoria, mas o mercado capilar como um todo retraiu 1,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Para Ana Seccato, diretora comercial da Circana no Brasil, os resultados do primeiro trimestre demonstram a resiliência e a importância do mercado de beleza, que continua a se fortalecer e acompanhar as tendências globais, mesmo com um ritmo de crescimento menos acelerado em relação ao ano anterior.
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Com informações de circana.com e guiadafarmacia.com.br