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Estima-se que até 2050, o mundo contará com aproximadamente 2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos, e cada vez mais, os consumidores estão buscando um “envelhecimento positivo”, adotando atitudes que a longo prazo serão benéficas para a saúde de forma integral, permitindo o equilíbrio de mente e corpo a longo prazo.
“Isso também é uma realidade no Brasil, com uma expectativa de vida aumentando cada vez mais e a população envelhecendo, mas envelhecendo de uma forma diferente”, explica a gerente de gerenciamento de categorias e capacitação da Hypera Pharma, Denise Guimarães.

Dados de 2019 da Ipsos, mostram que mulheres com 65 anos ou mais, serão o segmento feminino de crescimento mais rápido até 2025, aumentando 36%. “Para esse público, envelhecer bem é ter disposição para fazer o que quer, concluir sonhos, estando lúcido, de bem consigo, sem depender de outras pessoas. Em produtos, elas procuram itens para fortalecer o coração, vitaminas para imunidade, melhora do corpo e da musculatura, entre outros, sendo um mercado que movimenta mais de R$8 bilhões ao ano”, conta Denise.

O público com mais de 65 anos é um cliente mais frequente, que tende a gastar mais, comprando categorias que se correlacionam a principal dor. “O público com mais de 65 anos, gasta em média 35% a mais do que clientes na faixa etária de 36 a 45 anos. Além de gastarem mais, estão mais presentes no ponto de venda (PDV) do que o público mais jovem. A frequência média anual é de 2,5 idas na loja, comparado a 2 vezes em clientes de 36 a 45 anos”, conta Denise, destacando que existe uma grande oportunidade de ampliar os lucros com esse público, através da recomendação de produtos que tenham sinergia com a cesta de compras de cada paciente.

Além disso, o atendimento também é essencial na hora de colocar essa estratégia em prática. “O time da loja pode contribuir estando bem preparado, sendo sempre educado, e gentil, munido de informações sobre medicamentos/produtos/promoções e descontos, oferecendo um atendimento especializado a idosos, e sendo pró ativo, ao mesmo tempo que deixa o cliente à vontade. Isso porque atender cada vez melhor os clientes, é uma forma de fidelizar, ajudando o cliente a ter um tratamento amplo e completo, que atende as necessidades de cada um, fazendo com que o cliente crie uma relação cada vez mais fiel com a loja”, explica Denise, deixando o questionamento: estamos atendendo nossos clientes de forma adequada?

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Fonte: Guia da Farmácia

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