Os primeiros anos de vida são decisivos para um desenvolvimento saudável. Nessa fase, o sistema imunológico das crianças, ainda em construção, as torna mais propensas a certas doenças, e precisa de cuidados específicos. Por isso, é essencial caprichar no mix de produtos para essa faixa etária na sua farmácia, ajudando pais e mães a abastecerem suas cestas com os produtos necessários para os cuidados dos bebês.
Por isso, veja as dicas da fundadora e CEO da Connect Shopper, palestrante, mestre em comportamento do consumidor e especialista em varejo, Fátima Merlin, para desenvolver o cantinho do bebe na sua farmácia
Como desenvolver o cantinho do bebê na farmácia?
Conheça o público-alvo: antes de tudo, é essencial entender o mercado local e o público-alvo. Determine se há uma presença significativa de bebês e crianças na área. Isso ajudará a moldar a dimensão e a variedade de produtos oferecidos.
Defina o papel das categorias: entenda se o cantinho do bebê servirá para conveniência, rotina ou ambos. A estratégia selecionada determinará a abrangência, a profundidade e o posicionamento dos produtos.
Organize por momento de uso: organize os produtos pensando nos momentos de uso do bebê, como banho, troca e alimentação. Assim, podem-se agrupar itens, como fraldas, lenços umedecidos e pomadas em uma única seção, proporcionando uma solução completa.
Ofereça sinalização e setorização inteligentes: um espaço bem-sinalizado e setorizado, que ajude o cliente a encontrar rapidamente o que procura, tem mais potencial de atração e conversão.
Adote o cross-merchandising: ao lado das fraldas, por exemplo, coloque pomadas e lenços umedecidos. Na seção de banho, tenha sabonetes, xampus, cotonetes e talco.
Evite rupturas: assegure-se de que os produtos mais populares e relevantes estejam sempre disponíveis.
Garanta uma precificação estratégica: calibre os preços de acordo com o mercado. Um produto mal posicionado pode prejudicar a imagem da farmácia.
Esteja atento às tendências: mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências em produtos para bebês. Estar a par das novidades pode ser um diferencial para atrair mais clientes.
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Fonte: Guia da Farmácia