Nos últimos anos, redes varejistas ligadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) tiveram alta de 56,8% nas operações de delivery e e-commerce, totalizando R$ 2,8 bilhões.
O resultado confirma que a inovação, principalmente por meio da transformação digital, está caminhando e se mantendo em movimento no setor. Afinal, não é novidade que o shopper e a jornada de compras não são mais como eram antigamente. “A inovação pode ser incremental, que é quando há um acréscimo de melhorias em um determinado produto, processo ou modelo de negócios; ou radical, quando rompe os limites da inovação incremental, trazendo mais produtividade e uma nova trajetória tecnológica e de negócios”, explica o fundador, coordenador e professor do Núcleo de Varejo Retail Lab da ESPM e coordenador do último workshop do Farma Academy, da ESPM, desenvolvido em parceria com o Guia da Farmácia, Prof. Ricardo Pastore.
Então, confira dez dicas do Product Manager Farma da Bnex, Fernando Foster, para inovar, hoje mesmo, na sua farmácia:
- Usar a criatividade: na farmácia, inovar significa buscar novas abordagens para melhorar a experiência dos clientes e impulsionar o sucesso do negócio. Isso pode envolver diversas iniciativas, como o desenvolvimento de serviços adicionais, como aconselhamento farmacêutico personalizado, monitoramento de saúde e testes rápidos.
- Utilizar ferramentas digitais: a utilização de tecnologia, como soluções digitais e aplicativos móveis, pode aprimorar a eficiência dos processos e oferecer conveniência.
- Fazer com que o cliente se sinta único: uma abordagem centrada no cliente, com programas de fidelidade personalizados e recomendações personalizadas, também é fundamental.
- Encontrar parceiros: estabelecer parcerias estratégicas com profissionais da área, criar um ambiente atraente na loja e promover a educação em saúde são aspectos importantes para proporcionar uma experiência diferenciada.
- Utilizar dados e análises: realizar uma análise de dados dos clientes para entender melhor as preferências e necessidades é um passo importante. Com eles, é possível usar insights para personalizar ofertas, recomendar produtos relevantes e aprimorar a comunicação.
- Oferecer serviços de saúde adicionais: nesta área, a dica é expandir os serviços oferecidos além da venda de produtos, considerando a oferta de serviços de aconselhamento farmacêutico, vacinas, medição de pressão arterial e testes de saúde. Isso aumentará o valor percebido da farmácia e atrairá mais clientes.
- Automatizar processos: a farmácia pode implementar sistemas de automação para gerenciar o estoque de forma eficiente e melhorar os processos de atendimento ao cliente. Neste caso, vale considerar a incorporação de tecnologias inovadoras, como quiosques interativos e assistentes virtuais, para melhorar a experiência do cliente na loja ou/e canais digitais.
- Capacitar o atendimento: treinar a equipe para fornecer um atendimento personalizado é um passo essencial. Deve-se ouvir suas necessidades, oferecer recomendações adequadas e garantir que eles se sintam valorizados e bem atendidos.
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Fonte: guiadafarmacia.com.br