N A Z A R I A

Já se foi o tempo em que era possível gerenciar uma drogaria apenas com um caderninho. Atualmente, um sistema de gestão eficiente, que combina Enterprise Resource Planning (ERP) e o ponto de venda (PDV) em um único software, é essencial para o sucesso do negócio. Estas soluções integradas facilitam a gestão de todas as operações da drogaria, desde o balcão até a retaguarda, seja em uma plataforma local ou baseada na nuvem.

Confira, a seguir, dicas para escolher o sistema ideal para a sua drogaria, segundo o gerente de produtos da Bnex e CEO da Casbrasil, Fernando Foster:

Avalie suas necessidades: seja uma pequena drogaria ou uma rede em expansão, o ERP escolhido deve se alinhar com seus objetivos atuais e futuros.

Defina um orçamento: não se limite ao custo da mensalidade. Considere também infraestrutura, licenciamento de banco de dados, customizações necessárias e equipamentos adicionais.

Dificilmente o software vai se adaptar a você: antes de decidir mudar de software, é essencial avaliar o impacto nas rotinas diárias, especialmente em áreas de uso constante como balcão, caixa, compras e retaguarda. Uma análise cuidadosa desses aspectos facilitará uma transição mais eficaz, minimizando interrupções no trabalho e no atendimento ao cliente.

Não quebre o que já funciona: ao escolher um ERP, é crucial que ele se integre bem com os sistemas de e-commerce e CRM já usados pela loja, mantendo a eficiência e a continuidade dos processos de vendas e gestão de clientes.

Busque referência: para escolher um ERP, é recomendável buscar referências de lojas que já utilizam o sistema e têm uma estrutura similar à sua. Encontre duas ou três referências e, se possível, visite essas lojas para observar a operação do sistema em um ambiente real.

Processo de instalação: verifique se a instalação será rápida ou se interferirá na rotina da drogaria por um período prolongado. Se possível, coloque em funcionamento para teste e faça a migração apenas quando estiver confiante de que sua equipe saberá operar o software novo.

Pergunte sem medo: esclareça todas as dúvidas antes de fechar negócio. Inclua as necessidades de seus funcionários no questionamento.

Teste antes de comprar: solicite uma avaliação gratuita para testar o software. Caso não esteja disponível, prefira contratos sem cláusulas de fidelidade.

Use a internet a seu favor: busque depoimentos e vídeos demonstrativos para entender melhor o funcionamento do software.

Leia também: Tendências para todo vendedor ficar de olho

Fonte: Guia da Farmácia

Posts Relacionados

Copyright 2019 – Nazária Distribuidora Farmacêutica. Todos os direitos reservados.