Acompanhe o artigo do diretor da vertical de Farma da Linx, Luis Fischpan, sobre como gerir os principais indicadores da sua loja

Os indicadores de desempenho são dados que demonstram como está a performance do seu negócio, o segmento farmacêutico também utiliza esse método para fazer suas avaliações e análises.

A obtenção desses dados acontece por meio de pesquisas de satisfação, relatórios gerados por softwares de gestão e outros métodos de coleta. O estudo dos dados permite a transformação dos números em informações que, por meio de insights, ajudarão na gestão dos indicadores do seu negócio.

É possível monitorar informações, otimizar a administração empresarial e compreender o caminho para onde os esforços deverão ser destinados, como minimizar problemas ou crises e de que forma você pode levar resultados cada vez mais positivos à sua farmácia.

Principais indicadores
Cada negócio deve visualizar os indicadores que fazem mais sentido para a sua realidade. Os gestores das farmácias precisam compreender quais objetivos desejam atingir antes de escolher os indicadores que ajudarão a mensurar os resultados. Porém, alguns indicadores são inerentes aos múltiplos negócios existentes. Veja abaixo:

Ticket médio: esse indicador representa o valor médio das vendas por um determinado período. Estes números podem ser utilizados de forma estratégica e auxiliar na lucratividade da sua farmácia.

Vendas: compreender a quantidade de vendas por um período também é um indicador importante. Além disso, a análise pode ser feita de forma a compreender quais profissionais vendem mais. A mensuração pode ser medida em reais ou em unidades.

Satisfação: saber se os clientes estão satisfeitos é um indicador fundamental. É por meio dessa análise que podem ser aplicadas transformações nas unidades ou redes.

Principais produtos: as datas comemorativas e sazonalidades apresentam algumas preferências que os clientes terão em determinado período. Deste modo, saber quais os produtos serão mais buscados auxiliará na gestão do estoque a não perder vendas.

Tendo definido os principais indicadores de acordo com a estratégia do negócio, basta acompanhá-los e gerir da melhor forma para que eles sejam alcançados. Os indicadores formam um importante norte para a sua farmácia.

Veja também: Como aumentar as vendas das categorias para homens na farmácia

Fonte: Guia da Farmácia

Posts Relacionados

Copyright 2019 – Nazária Distribuidora Farmacêutica. Todos os direitos reservados.