Confira as dicas de especialistas sobre como as farmácias podem potencializar as suas vendas de hidratantes no ponto de venda
É quase um mandamento: a pele precisa de hidratação. Se não tiver água o suficiente, ela não realiza seu papel de proteção e há perda da barreira cutânea. A dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e professora titular do Serviço de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Profa. Dra. Denise Steiner, reforça, inclusive, que, nesse sentido, a pele do rosto precisa de cuidados redobrados devido à alta exposição à poluição, ao Sol, à mudança de temperatura e ao ar-condicionado. “No cuidado diário, deve-se usar hidratante pelo menos uma vez ao dia. O filtro solar associado ao hidratante já agrega valores”, aconselha.
Confira as dicas da fundadora e CEO da Connect Shopper, palestrante, mestre em comportamento do consumidor e especialista em varejo, Fátima Merlin; e do sócio diretor da RPLima Trade & Shopper Marketing e VP de Insights e Consultoria do Retail Farma Brasil, Rogério Lima, para potencializar as vendas de hidratantes na sua farmácia
Mix ideal: para este quesito, deve-se considerar a estratégia do varejista, proposta de valor, perfil do shopper e o papel da categoria (se rotina ou conveniência). Aliás, o papel da categoria determina como executar cada P – produto (em termos de profundidade e amplitude), precificação, promoções e prateleira (exposição).
Exposição indicada: nesta etapa, é importante pensar em ocasiões de consumo e levar em conta a árvore de decisão do shopper. Também é recomendado separar os itens por subcategoria, destacando nas prateleiras superiores os itens de maior rentabilidade (performance, faciais e partes específicas do corpo). Nas prateleiras debaixo, devem estar os itens de maior venda, como os hidratantes corporais, sendo importante em cada segmento organizar os blocos de marca com suas diferentes fragrâncias, tamanhos e tipos de embalagem.
Estratégia para a sazonalidade: no inverno, os produtos demandam maior uso. No verão, a utilização está associada à exposição ao Sol. Por isso, a categoria pode se beneficiar em ambas as estações. Muito importante prestar atenção nos estoques. Preços promocionais e pack promocional movimentam a categoria.
Atenção aos dermocosméticos: existe uma evolução na jornada de conhecimento do consumidor de hidratação para o corpo. Inicia-se no massivo, porque o desembolso é menor, mas está na fase de conhecimento da categoria. Uma boa estratégia é apresentar o dermocosmético que vem com formulações e inovações científicas. Além disso, o hidratante deve estar sempre presente e complementar a cesta. Se o shopper pedir algum dermocosmético, como um antiacne, o hidratante deve ser oferecido.
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Fonte: Guia da Farmácia